APLV?

Começou com aquelas casquinhas que todos os bebês tem. Todo mundo me dizia pra eu deixar amolecer com óleo e retirar no banho. Mas nada resolvia. Sempre aparecia mais e foi começando a espalhar pela testinha dela, pelas bochechas... Alice foi diagnosticada com dermatite atópica e segundo a pediatra era, provavelmente, ligada ao leite de vaca. Pediu apenas que eu observasse se quando eu ingerisse leite ou derivados, pioraria.

Não tenho o hábito de tomar leite e nem de comer queijo, então nunca tinha prestado atenção nos outros derivados. Mas semana passada acabei tomando um copo de leite e percebi que Alice ficou com diarréia. Mas foi só isso. Nenhum incômodo, nada. A não ser a dermatite que piorou um pouquinho e nem com o remédio prescrito melhorava. Fiquei observando, mas nenhuma reação maior. Até sábado, quando durante a troca de fraldas eu percebi uns pinguinhos vermelhos no cocô. Coloquei a mão e percebi que era sangue. Bem pouquinho, mas era.

Liguei para a pediatra dela que nos atendeu no sábado mesmo. Segundo ela, mesmo sem outros sintomas, Alice provavelmente tem Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). E o que é isso? É uma reação alérgica a proteína do leite de vaca, aonde o organismo não reconhece uma ou mais proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina) e reage a elas. E é mais comum do que eu pensava, atinge cerca de 1 em cada 20 crianças.

Vamos fazer alguns testes, mas os exames não querem dizer muita coisa. Porque eles verificariam apenas a sensibilidade dela ao leite e não dignosticariam a alergia. O que eu tenho que fazer para termos esse diagnóstico é uma dieta de exclusão, aonde eu tenho que observar as reações da Alice após deixar de consumir com posterior reintrodução destes mesmos alimentos.

A dieta da exclusão é muito mais do que simplesmente não tomar leite e seus derivados. Eu não posso ingerir nada que contenha qualquer simples traço de leite porque não temos como mensurar a quantidade específica de traços e nem saber o quanto realmente a criança toleraria. Então leite, queijo, bolacha com leite, achocolatado, bolos, pães, sorvete e manteiga, são exemplos de alimentos que eu não posso consumir. Também tenho que ficar de olho nos rótulos dos alimentos industrializados, prestar bem atenção e estudar sobre isso. Mas por exemplo, Coca Cola eu não posso tomar. Não tem leite, mas tem corante de caramelo que pode conter leite.

E se não bastasse isso, ainda tenho que ter muito cuidado porque pode existir a contaminação cruzada. Que é a contaminação de um alimento por outro por contato ou durante o preparo. Por exemplo: Se ao elaborar uma torta sem leite você usar uma faca que cortou um queijo antes, mesmo que não tenha leite e derivados nos ingredientes da torta, poderá conter traços que estavam na faca devido à contaminação cruzada.

Então agora é prestar muita atenção, ter muito cuidado e bora fazer a dieta. É difícil sim, complicada, vou ter que abrir mão de muita coisa que eu como, vou ter que aprender a me alimentar de forma diferente. Mas se é preciso, eu tenho que fazer. Mesmo porque uma lata do leite com fórmula hidrolisada sairia em média 400,00 e também porque segundo a pediatra o leite materno ainda é o melhor remédio para o tratamento da alergia.

Então vai ser assim. Eu vou fazer essa dieta por 4 semanas e se ela melhorar a gente faz o teste de provação oral (TPO). Vou reintroduzindo aos poucos, e com supervisão médica, alguns alimentos e monitorando as reações. Se a criança não apresentar reação alérgica, há duas possibilidades:

- os sintomas não eram ocasionados por alergia alimentar, e sim por alguma outra doença;
- a criança apresentava alergia alimentar, porém desenvolveu tolerância (cura) durante as semanas de dieta de exclusão.

Se por outro lado o TPO desencadear alguma reação alérgica, o diagnóstico da alergia alimentar está confirmado.

Agora é ter paciência, aprender um pouco mais sobre isso, ter cuidado e me jogar na dieta! Afinal, ser mãe também é isso!

34 comentários:

Anônimo disse...
21 de novembro de 2011 às 19:14

Yasmim. Boa sorte neste processo e tudo de bom para vocês. Há pouco tempo li sobre isso no Recanto das Mães e Pais Blogueiros. Se não tiver lido, faz uma busca por lá. Beijos!

Mamãe da Alice disse...
21 de novembro de 2011 às 19:35

Nossa, é muito dificil quando a Alice estava ganhando pouco peso pensamos que poderia ser a tal alergia.. graças a Adeus que não foi e que ela voltou a ganhar peso, amiga força na peruca, a Carol do blog baby bobeira(acho que é isso) também fez essa dieta de exclusão ...
olha tem um grupo no facebook de APLV
de repente você entra, la as mamaes dão dicas de comidas que não contém a proteina, e contam suas experiencias de repente seria uma boa você entrar no grupo ....
qq coisa me procura que eu te incluo no grupo!
Eu sei que você vai fazer o melhor pra Alice ficar bem forte e saudavel, mesmo que para isso seja abdicar de algumas coisas que você gosta de comer... acredito que será só uma fase! Espero que passe em breve ...
Boa sorte! e muita força!
Beeeijos

Bela disse...
21 de novembro de 2011 às 20:19

Ai yah, que dificil hein?

Deus te ajude nessa, e se Ele quiser nao vai dar nada nos resultados e a Alice vai passar essa fase rapidinho!!!

Ainda bem que vc eh muito disciplinada :)

Beijinhos pra vcs 2!

Renata Marques disse...
21 de novembro de 2011 às 20:20

É isso aí, junta toda a informação, faz tudo direitinho e tudo vai acabar bem. A dieta vai ser sua amiga!

Fabiola disse...
21 de novembro de 2011 às 21:31

é.. faz parte do "pacote mãe" os sacrifícios.. mas fazemos com o maior prazer quando é pro bem da nossa prole, né??
Melhoras pra pequena! :)
Bjocas!

Bruna Almeida Rolemberg disse...
21 de novembro de 2011 às 22:40

Tomara que dê tudo certo com a princesa.

Boa sorte pra vcs.


amei seu blog estou seguindo.

Beijos
http://bruna-manoel.blogspot.com/

Camí Espíndola disse...
22 de novembro de 2011 às 01:02

Séééério? ;/ Ainda bem que você é disciplinada +1 (:
Vai dar tudo certo!

Beeeijos

Dayane disse...
22 de novembro de 2011 às 01:43

Ai amiga, imagino que essa dieta aí não seja fácil. Sabe que eu nem conhecia essa APLV e agora tenho visto taaaantos bebes com isso. Eu nao imaginava que fosse tao comum. Mas pelo bem da cria a gente topa qualquer parada né? Que fique tudo bem com a Alice. Beijos

Ioly disse...
22 de novembro de 2011 às 06:33

É complicado, porque o leite está em quase tudo. Mas tenho certeza que apesar das dificuldades se sairá bem.
Tenho amigos com filhos que tem essa intolerância alimentar.
Desejo sorte para vcs, vamos torcer para os resultados serem super positivos, que ela supere rapidamente.
bjus
E olha a Alice vai curtir as cores e as luzes do Natal, a Mi pede para abrir a porta, só para olhar a guirlanda.

Alice disse...
22 de novembro de 2011 às 09:33

Vai dar td certo! Com certeza é um mega esforço, além de não ser uma dieta muito simples de se fazer, mas você vai tirar de letra. Tenho amigos com filhos que tiveram esse problema e ele desapareceu com o tempo, rolou só quando eles eram bem bebezicos mesmo. Bjks!

Renata disse...
22 de novembro de 2011 às 10:44

Nossa...sei como é difícil isso...Quando Francisco fez um ano, teve intolerância temporária à lactose! E foi aí que pude perceber que (quase) tudo leva leite, gente! Foi um sacrifício grande arrumar receitinhas que não levassem nada que tivesse leite! Tive que substituir o nestogeno pelo leite de soja (que é horrível o sabor, ainda bem que aceitou) também... Mas passou, graças a Deus! E com sua florzinha também há de passar, e logo, se Deus quiser! Beijos

Carol Meoli disse...
22 de novembro de 2011 às 11:31

Olá... vim retribuir a visita e agradecer por me seguir!!! Com certeza já estou te seguindo e assim vamos trocar várias informações!!!
Bom, que dó da sua pequena ter alergia... mais espero que tudo dê certo...

Adorei seu cantinho^^

beijinhos

Carina Ferreira disse...
22 de novembro de 2011 às 13:54

meu sobrinho desenvolveu essa alergia, ela teve que fazer dieta, que incluía a exclusão da carne. Quando aconteceu acho que ele estava com 4/5meses agora com 3 anos não tem mais.
Essa é a nossa vida de mãe, as vezes teremos que abrir mão de algumas coisa. Força aí e melhoras para pequena.
Bjs

Pathy Farias disse...
22 de novembro de 2011 às 14:25

Oi Yah. Vim retribuir a visita no meu cantinho e já me tornei sua seguidora também. Adorei seus posts!

A minha bebê também está com alergia ao leite de vaca e agora toma leite de soja. Pelo jeito, ela ainda mama no peito, né? No meu caso, minha bebê já está na mamadeira.
Depois caso você queira saber mais sobre a alergia, tem um site que fala de receitas, etc. É um site bem interativo e muito informativo também:
www.alergiaaoleitedevaca.com.br

Tomara que isso passe logo! Eu também não vejo a hora da minha Clara também ficar bem!

Beijinhos nossos!

Mamãe do Enzo disse...
22 de novembro de 2011 às 14:48

Nossa, isso é muito difícil !!! Eu sou muito comilona principalmente de tudo que tem derivado de leite, agora na gestação cortei o leite com nescau hehe mas o resto ta difícil !!! Boa sorte e que ela melhore bjos

http://maeefeliz.blogspot.com/

Paloma Gavazza disse...
22 de novembro de 2011 às 16:35

O importante vc está fazendo que é buscar um resultado, e indepedente do que der, fazer sempre o melhor pela pequena! Com amor e carinho, tudo se ajeita e resolve!! bjs!

Kelly Resende disse...
23 de novembro de 2011 às 00:08

Olá, minha filha teve uma suspeita de intolerancia à lactose e eu fiz dieta de leite e derivados por meses, até ela quase fazer um ano, quando fui começando a comer algumas coisas aos poucos e deu tudo certo. Não é fácil, mas a gente se acostuma. Fica tranquila que vai dar tudo certo. Claro que o melhor é que não seja isso né, mas o importante é que ela fique saudável.
Obrigada pela visita ao meu blog, seja sempre bem vinda.
Abraços

Dayane disse...
23 de novembro de 2011 às 02:18

Yah, deixei um selinho pra você lá no blog tá?!
Beijos

Lily disse...
23 de novembro de 2011 às 10:31

Nossa, Yahhh q complicado, ne? Mas, ser mae é isso ai. A gente faz td pelos nossos pequenos. Mas, vai dar td certo. Depois das 4 semanas a Alice vai estar otima!! Bjs

Fran Matias disse...
23 de novembro de 2011 às 14:44

Oi querida!
sumi mas voltei!
é...ser mãe é mais complicado do que
eu imaginava...mas sei que o amor de
mãe é tão grande e está acima de tudo,você vai tirar de letra essa nova etapa e a dieta, já que é para o bem da Alice!
bjinhossssssssss

Thays Vieira disse...
24 de novembro de 2011 às 11:00

Yasmin Sophia tbm tem dermatite atópica e coitada,sofre muito no calor.
Hoje mesmo está cheinha de bolinhas pelo rosto e juntas.
Espero que a pequena Alice melhore logo dessa crise,pois infelizmente só melhora,não acaba.
Mas com cuidado de mãe que vc tem logo ela vai ficar zeradinha.
Só toma cuidado com sabonetes,perfumes,amaciantes ,são umas pragas se usar o errado e piora a dermatite.
Beijinhos

Renata disse...
24 de novembro de 2011 às 11:37

Oláa :)
Boa sore nessa nova fase, qqr esforço vale a pena por elas!

Ahh obrigada pela visita la no blog, com relação aos dentinhos eu nunca tive pressa por eles, mas últimamente estava tendo SIM hahaha Lavinia vinha me mordendo muito :D

Parabéns pelo blog. adoro a história da Alice no Pais das Maravilhas, inclusive a festinha da Lavinia foi desse tema :)

beijão

Camila Bandeira disse...
24 de novembro de 2011 às 11:48

Boa sorte nesse processo. As alergias hoje em dia são bem comuns, então o melhor é ter paciência e se adaptar, se for o caso. Bjo

Unknown disse...
24 de novembro de 2011 às 13:54

Yasmim, com acompanhamento e cuidado, tudo dá certo! E achei super importante todas essas informações que vc trouxe para outras mães que passam pela mesma situação. Muito bom!

Bjos e obrigada pela visita lá no blog! Voltarei aqui mais vezes!

Ivana

Maria Heloisa disse...
24 de novembro de 2011 às 14:12
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
24 de novembro de 2011 às 19:58

É, a gente também estava com essa suspeita com o Davi. Fiz a dieta por 2 semanas e tomei um copo de leite para ver a reação e nao deu nada... Fiz com outros alimentos derivados de leite e nada. O que ele tinha era muita cólica e um pouco de refluxo, que esta sendo tratado ainda.
Hj ele tomou a vacina dos 2 meses e esta bem chatinho... Óh céus!!!
Boa sorte pra vc!
Um beijo

Vivian Frufru disse...
24 de novembro de 2011 às 20:00

Sem querer apertei o botao de "Anônimo", mas sou a Vivian do Blog Vivian Frufru.

Maria Heloisa disse...
24 de novembro de 2011 às 22:17

meu blog foi excluido 4 vezes eu ja tinha aviso você sendo que o link que lhe enviei não está mais ativo o link oficial é http://anjodmv.blogspot.com/ me descupe qualquer coisa e espero que possa volta a curti o meu cantinho e as novidades do meu anjinho beijos

Juliana disse...
25 de novembro de 2011 às 00:25

Querida, Isabel também teve alergia ao leite de vaca. Só que a dela era bem evidente. Sempre que ela mamava, eu como tomo muito leite, ela vomitava. Vomitava horrores. Fiz a dieta de exclusão e ela parou de vomitar. O médico quis testar e me mandou dar uma mamadeira de leite Nan para ela. Ela vomitou por 24h. Teve que tomar soro e tudo. Continuei na dieta de exclusão, mas não aguentei. Adoeci. É uma dieta muito, muito restritiva. E, somando com meu cansaço natural de mãe de recém nascido, fiquei sem me levantar da cama.
Ela passou a tomar leite de soja e foi tudo perfeito. Fez a dieta de exclusão absoluta dos 2 meses até os dois anos. Nem comia em restaurante para não ter contaminação cruzada. Tinha um liquidificador separado, penelas separadas. Foi difícil, mas deu certo!
Hoje ela come tudo e não tem mais alergia!
Bjos!
Juliana Almeida
www.blogdabebel.com.br

Débora disse...
25 de novembro de 2011 às 06:55

Amiga, que chato isso, hein ?
Desejo a vc muita calma e persevrança. Que corra tudo bem e vcs possam identificar logo qual a intolerância da sua princesa. Força e boa sorte !!! Ahhhh , monta a árvore de Natal, sim. Vai levar mais alegria a sua casa. Bjinhos

Débie Mottin disse...
25 de novembro de 2011 às 08:16

Guriaaa, mta força de vontade pra ti! E mta saúde pra Alice! Se Deus quiser ela não terá essa alergia e logo tu poderá voltar a comer normalmente.

Beijao

Paty Cancelier disse...
26 de novembro de 2011 às 01:44

Oi Yasmin, vim retribuir sua visita e já adorei seu blog! Vou seguir e passar sempre por aqui.
A Analu também tem dermatite atópica. Esses dias dei danoninho e ela ficou CHEIA de bolinhas vermelhas no corpo todo, levamos no médico e por uma semana ela não pode tomar leite nem nenhum derivado. Eu não amamento mais, então a dieta foi só pra ela, mas foi tranquilo, substituí o nan pelo leite de soja e continuei com as frutas e os legumes, só evitei de dar os mais ácidos. Fico imaginando como vai ser difícil para você, mas o que a gente não faz pelo bem dos nossos filhotes, né? Com certeza seu esforço vai valer a pena e logo a Alice vai poder comer de tudo sem nenhum problema. Boa sorte pra vocês duas.

Beijinhos
Paty

Paty Cancelier disse...
26 de novembro de 2011 às 02:07

Ah, esqueci de comentar que o filhinho da minha prima também teve APLV e depois de mais ou menos dois anos fazendo a dieta, ficou sem nenhum sinal da alergia.
É um tratamento relativamente tranquilo e muito eficaz e no caso da Alice, pode nem ser APLV, provavel que tenha sido só uma intolerância passageira, depois dessas 4 semanas de dieta, você vai poder comer de tudo que ela não vai ter nada..

=D
Beijooos

Juliana Ferreira / Bom demais ser mãe disse...
27 de novembro de 2011 às 19:21

Oi querida, vi seu post de agradecimento e estou aqui para dar força também viu! Ser mãe é assim, passamos por cada sacrifício mas pela pessoa que amamos né? Vai dar tudo certo com a ajuda de Deus e quem sabe Ele pode libertar? Bjus Ju

Volver al inicio Volver arriba Mamãe no País das Maravilhas | Design e programação por Design Burguês | Mantido por Yasmin Scanarare.